domingo, 14 de dezembro de 2008

Fuja de armadilhas na hora de parcelar as compras

Queridas irmãs,

Estamos enviando os destaques destas matérias exibidas na Globo em 11/12/2008 , porque queremos compartilhar com vocês o que é preocupação dos brasileiros, das famílias brasileiras, e obviamente das nossas também. Nestas matérias há lembretes para tomar cuidado com as armadilhas conforme mencionado nas entrevistas.
Normalmente as preocupações e cuidados que se devem ter no fim de ano é lembrarmos que: é no início do ano que recebemos algumas das principais contas para pagar como IPTU, IPVA, Seguros de Carro, Taxas de Conselhos Profissionais, Material Escolar, Uniformes, etc.... (apenas exemplos), onde o valor do nosso 13º salário poderá vir a ajudar parcialmente ou integralmente no pagamento destas despesas, fora nossas despesas fixas. Nestas horas que é importante lembrar do nosso planejamento pessoal e familiar, podendo evitar ou amenizar nossas “dores de cabeça”.
O destaque destas matérias é basicamente cuidado com os juros e o cheque especial. Ótimas dicas são dadas confiram!!!!!!!!

MATÉRIA EXIBIDA NO JORNAL HOJE EM 11/12/2008:
http://g1.globo.com/jornalhoje
(vídeo disponível no site)
Edição do dia 11/12/2008

Fuja de armadilhas na hora de parcelar as compras

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira mostra que as taxas de juros são as mais altas dos últimos anos. Veja qual é a melhor opção para quem vai pagar em prestações.

Comprar a vista é sempre o melhor negócio, isso não se discute. Mas muita gente tem a mesma dúvida na hora de passar no caixa: se não dá pra pagar à vista com desconto, qual o melhor jeito de parcelar?

José Dutra Vieira Sobrinho é professor de Matemática Financeira e explica que o melhor parcelamento é aquele em que o valor à vista é dividido, sem acréscimo. Tanto faz ser no cheque ou no cartão, mas tome cuidado pra não entrar no cheque especial nem no crédito rotativo do cartão. “Esses são os dois grandes vilões do mercado, com taxas em torno de 10%”, ele reforça.

Para quem não paga a fatura inteira, os juros aumentaram de 10,46% em outubro para 10,56% em novembro – os mais altos desde julho de 2003. Para quem entra no cheque especial, a taxa subiu de 7,93% para 8,2% – a maior desde junho de 2006.

Os crediários das lojas também têm juros altos, segundo o professor Vieira Sobrinho. Melhor é procurar um banco, fazer um crédito consignado, que tem juros menores, e comprar à vista. “Com dinheiro na mão, é mais fácil negociar um desconto e você tem chances de fazer um negócio melhor”, diz o professor.

Uma regra importante: quanto mais longo o financiamento, mais o consumidor paga de juros. Por isso, a consultora imobiliária Isabel Cardoso não gosta de perder de vista as prestações. “Não gosto porque às vezes os juros estão embutidos, procuro sempre pagar à vista”, ela diz.

Quem precisa fazer parcelamentos mais longos e se atrapalha com os juros pode seguir outra dica do professor Vieira Sobinho: calcule em quanto tempo que pagar, compare o financiamento de mesmo prazo em três ou quatro lojas diferentes e compre onde o valor da parcela for menor.

MATÉRIA EXIBIDA NO BOM DIA PARANÁ EM 11/12/2008
http://portal.rpc.com.br/tv/paranaense
(apenas vídeo disponível no site)

0 comentários:

 
© 2007 *By Templates para Você*